5 de dezembro de 2012

Análise: Desempenho dos lançamentos 2012


    Retornando com nossa série de reportagens especiais apresentamos a análise das vendas dos mais importantes lançamentos desse ano no mundo automotivo. Qual lançamento se deu bem e qual se deu mal.

    São ao total 19 modelos em categorias diferentes. A categoria de hatch pequeno e compacto está sendo representada pelo Toyota Etios, Hyundai Hb20, Chevrolet Onix e Volkswagen Gol. e hatch médio/grande Fiat Punto, Chevrolet Cruze, Volkswagen Fusca, Peugeot 308, Chevrolet Sonic e Citroen C3. A categoria dos sedans conta com Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena, Chevrolet Sonic sedan e Toyota Etios Sedan. Os SUVs conta com Ford EcoSport e Honda CR-V e Minivans, Chevrolet Spin. As pickups é representada pela Ford Ranger e Chevrolet S10.

    Nos hatch pequenos/compactos o Hb20, Onix e Gol recebem destaques positivos. O Hb20, eleito "Carro do ano" pela Revista AutoEsporte, conquistou o brasileiro e já está presente em oitava colocação. O Onix também já ganhou força e conseguiu ficar no top 10 com um ótimo desempenho. O Gol, que recebeu uma reestilização e carroceria duas portas recentemente, mostrou-se muito forte e parece inabalado na primeira posição.

    Destaque negativo para o hatch da Toyota, o Etios. O modelo não caiu no gosto popular e aparece apenas na 35º com apenas 1.322 unidades.
  1. Volkswagen Gol - 25.291 unidades
  2. Hyundai Hb20 - 8.077 unidades
  3. Chevrolet Onix - 7.409 unidades
  4. Toyota Etios - 1.322 unidades

  Nos hatchs médio e grandes sem dúvidas, o destaque fica por conta do Punto que recebeu recentemente uma atualização no visual.

   Volkswagen Fusca, modelo que resgatou o nome original com nova geração, teve suas vendas estreantes de 381 unidades, número superior a modelos como Nissan Tiida e Hyundai Veloster que tiveram 335 e 340 unidades reespectivamente.

    O destaque negativo fica por conta do Chevrolet Sonic que ainda não viu suas vendas decolarem e não cumpriu sua missão de substituir o bom Astra.
  1. Fiat Punto - 4.074 unidades
  2. Citroen C3 - 3.091 unidades
  3. Chevrolet Cruze - 1.824 unidades
  4. Peugeot 308 - 1.335 unidades
  5. Chevrolet Sonic - 537 unidades
  6. Volkswagen Fusca - 381  unidades

  Partindo para a categoria dos sedans, sem dúvida o grande destaque fica por conta do Grand Siena. O modelo recebeu uma geração totalmente nova, cresceu e se distanciou do Palio, apesar de compartilharem a mesma plataforma. O que fez bem ao sedan da Fiat. O modelo cresceu em vendas e já ocupa o posto de sedan mais vendido no Brasil, retirando a posição do velho Classic.

  Assim como na versão hatch, o Sonic sedan é o destaque negativo.

  1. Fiat Siena/Grand Siena - 11.606 unidades
  2. Volkswagen Voyage - 8.483 unidades
  3. Toyota Etios sedan - 773 unidades
  4. Chevrolet Sonic sedan - 650 unidades

 Na união das categorias de SUV e Minivans o destaque positivo fica por conta de Ford EcoSport e Chevrolet Spin, reespectivamente.

   A Spin chegou com a missão de substituir de uma unica vez as Chevrolet Zafira e Meriva oferecendo preço competitivo. Parece que deu certo. O modelo vai bem em vendas e, apesar do seu visual bastante criticado,  o modelo não parece decepcionar.

   Na união dos dois segmentos o destaque negativo fica por conta do CR-V. O modelo apresenta um belo e bem resolvido visual. Mas suas vendas não são tão animadores.
  1. Ford Ecosport - 3.633 unidades
  2. Chevrolet Spin - 3.258 unidades
  3. Honda CR-V - 119 unidades

  Nas pickups temos duas novatas que receberam novíssima geração e em comparação a antiga só ficou o nome. Esse é o caso da Ford Ranger e Chevrolet S10.

    De um lado temos a novissima S10 que recebeu geração e tornou-se global e, em alguns países, recebe o nome de Colorado. De outro lado temos a Ford Ranger que também se alinhou ao belo e elogiado visual global da marca Ford deixando o modelo bem robusto e uma referência no segmento e ganhou o prêmio de Pickup do Ano da Revista Autoesporte.

    O destaque positivo fica por conta das duas pickups que conseguiram manter o sucesso de suas antecessoras e são muito belas, não sendo justo aplicar um destaque negativo para qualquer uma delas.
  1. Chevrolet S10 - 4.545 unidades
  2. Ford Ranger - 1.970 unidades

   ¹ Obs.: Os dados utilizados para essa matéria foi os divulgado pela Fenabrave como fechamento do mês de novembro de 2012.

   ² Obs.: Nem todos os lançamentos do ano entraram para essa matéria, mas apenas aqueles mais importantes, não desmerecendo os demais que não estão, e que tiveram um maior impacto e repercussão na mídia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:

- Educação.
- Não usar Caps Lock no comentário todo.
- Para contato e parcerias somente nas suas respectivas páginas.
Obrigado por comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...